O desenvolvimento de qualquer negócio requer sempre cuidado e organização constante. Com as marcenarias pequenas, não é diferente. Nesse tipo de negócio, o cuidado deve ser redobrado, já que o trabalho com a madeira envolve muitas ferramentas e também pode fazer muita sujeira.
Saber como organizar uma mercearia pequena é muito importante para que você tenha qualidade no trabalho e pra garantir um bom retorno pro seu bolso.
Neste post, vamos mostrar algumas dicas de como organizar uma marcenaria pequena e ter bons resultados. Ficou interessado? Vem aprender com a gente!
Qual a importância de organizar a marcenaria?
Trabalhar com madeira é bem lucrativo, se você dirigir o negócio com cuidado e qualidade. Mas, pra isso, é preciso ter uma marcenaria organizada. Quando a empresa é pequena, você deve ter mais atenção ainda, porque o espaço tem que ser muito bem aproveitado.
Mas por que é tão importante que a marcenaria esteja limpa e com tudo nos conformes?
Porque isso vai gerar impacto na qualidade e no rendimento do time. No meio da bagunça, ninguém trabalharia bem, as ferramentas espalhadas e a sujeira no chão fazem o trabalhador render pouco. Um ambiente arrumado deixa a equipe produtiva e disposta pra se dedicar.
Além disso, um espaço bem arrumado passa uma boa impressão pro cliente. O comprador vai ter mais confiança no negócio se vir um ambiente ordenado, onde o pessoal trabalha em boas condições. Ou seja, a imagem da sua empresa ganha um impacto positivo quando você deixa tudo no lugar.
Como organizar uma marcenaria pequena?
Há várias coisas que você pode fazer para organizar a sua marcenaria. Veja algumas dicas, a seguir!
Tenha um espaço exclusivo pra recepção de clientes
Pra receber bem o cliente, a cordialidade e a gentileza são muito importantes. Mas o ambiente também conta. Não dá pra acolher o pessoal no meio da oficina, enquanto tem gente trabalhando com barulho de máquinas e ferramentas. É preciso um lugar separado, confortável, limpo e bem decorado, mesmo que seja simples.
Invista em cadeiras boas e em uma iluminação adequada. Ofereça, também, água e café, além de ótimas acomodações. Você pode aproveitar pra deixar algumas peças finalizadas em evidência, pro cliente começar a observar os atrativos do seu trabalho.
Preze sempre pela limpeza e organização do espaço
Limpeza e higiene devem ser palavras de ordem na marcenaria. Serviço de qualidade vem de uma equipe competente, mas que também está em boas condições de trabalho. Mantenha o ambiente adequado para as atividades, com faxinas frequentes. É bom também fazer arrumações regulares e evitar guardar coisas que não vão ser usadas.
Defina um período pra organização dos itens da marcenaria
Quando você organiza uma vez, fica tudo bem ordenado. Mas logo o expediente começa e as coisas voltam a sair do lugar. Às vezes, fazemos umas arrumações mais rápidas, que deixam as coisas estáveis por um tempo. Mas logo, a bagunça ganha tamanho e a eficiência começa a diminuir.
Isso é normal. Mas precisa ter recurso para esse quadro: arrumação é coisa de fazer sempre. Assim, marque uma regularidade para ajeitar as coisas na oficina. Com organizações frequentes dos itens, tudo fica mais fácil.
Monte um espaço inteligente
A gente mencionou, há pouco, que é preciso aproveitar muito bem o ambiente quando o espaço é menor. Tem que ter lugar pra tudo o que é importante e ainda dar para circular bem. É bom lembrar também que as ferramentas precisam estar em locais fáceis de pegar. Assim, as coisas ficam mais funcionais e o expediente rende mais.
Por isso, fazer um espaço inteligente é importante. Aproveite armários verticais e ilumine bem. Além disso, monte bancadas confortáveis e deixe os objetos de forma acessível para o time. É bom também reforçar os itens de segurança. Assim, tenha locais para guardar equipamentos de proteção e coloque as máquinas de forma segura pra você e a equipe.
É fundamental ter um bom planejamento e uma gestão do espaço adequada para não sofrer prejuízos financeiros. Com um ambiente funcional, o trabalho rende mais e você oferece um serviço de boa qualidade. Além disso, a organização passa uma imagem boa pro cliente, trazendo mais confiança no negócio. Lembre-se de fazer limpezas e arrumações de forma regular e sempre colocar as peças e itens de um jeito que facilite as atividades.
E então? Gostou de nossas dicas sobre como organizar uma marcenaria pequena?
Aproveita e vê essas dicas de 'como se descatar entre os concorrentes'
Comments