Separar a vida pessoal e profissional é um verdadeiro desafio, principalmente quando você é autônomo e tem que ser responsável por seu horário e atividades por conta própria. Misturar essas duas áreas pode render uma série de problemas, afetando a sua produtividade e aumentando o estresse nos momentos de descanso com a família ou os amigos.
Tem que ter muita organização e cuidado pra manter cada coisa no seu lugar. Com o apoio das dicas que estão neste post, vai ser mais fácil separar o pessoal das questões ligadas ao trabalho. Quer saber mais? Vem com a gente.
Qual é a importância do equilíbrio entre o pessoal e o profissional?
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é muito importante pra qualidade de vida e para um bom desempenho na sua ocupação. Se uma questão ficar interferindo na outra, você não vai fazer bem nenhuma das duas coisas. Quando estiver em descansando ou com a família, vai se preocupar com o trabalho. E quando for trabalhar, vai pensar nos conflitos e problemas de familiares e amigos, o que acaba te deixando muito improdutivo.
Um quadro como esse é muito prejudicial pra vida e pra sua saúde. Ao separar questões pessoais das profissionais, é possível ter experiências positivas, melhorar o relacionamento com a família e ter um bom rendimento na sua ocupação.
Além disso, o bem-estar interfere na qualidade do trabalho. Quando você tem bons momentos com o grupo familiar ou na hora de descansar, depois tem mais energia e disposição pra se empenhar em suas tarefas.
Como separar a vida pessoal e profissional?
Agora que você já sabe da importância de separar a vida pessoal e profissional, preparamos várias dicas valiosas pra você saber como fazer isso. Acompanhe com a gente!
Elimine as distrações no trabalho
Nossa ideia neste ponto é que você trabalhe bem. Assim, não vai ser preciso levar nada pra terminar em casa e vai dar pra ter um bom tempo em família.
Pra isso, é importante ter uma boa produtividade. Eliminar as distrações vai ser decisivo pra render mais. Evite as redes sociais e o WhatsApp quando estiver desempenhando alguma tarefa. Se você utiliza o celular pra fazer contatos profissionais e enviar arquivos, procure separar um tempo pra cuidar dos contatos profissionais nos aplicativos e deixe as respostas de amigos e da família pra depois.
Crie hábitos produtivos
Observe quais hábitos te deixam mais produtivo. Praticar esportes de manhã, antes de começar o trabalho, tomar um bom café da manhã, consultar a agenda ou um aplicativo de gestão de tarefas com frequência são alguns exemplos de alternativas que podem te deixar mais disposto, concentrado e focado nas suas atividades. É importante que você busque conhecer quais são as condições que mais favorecem o seu rendimento e invista nelas pra ter um desempenho melhor.
Valorize o descanso
O descanso é uma necessidade importante do nosso corpo. Respeitar os horários de sono, fazer pausas, ter dias para descansar no final de semana são medidas essenciais pra ter saúde e bem-estar. Quando você descansa bem, fica muito mais produtivo e disposto para o trabalho.
Além disso, reserve parte das horas de descanso pra curtir com a família e os amigos. Momentos de boa convivência trazem mais motivação e ânimo pra trabalhar.
A gente conversou com a psicóloga, doutora e professora universitária Luana Sousa sobre ‘A importância da saúde mental pra quem empreende’ e foi demais. Dá uma olhada! Tem dicas preciosas.
Faça um bom planejamento
Planejar é muito importante pra evitar problemas com as atividades. Assim, você vai ter mais controle das tarefas e mais organização. Planeje o dia de trabalho e acompanhe a execução das tarefas, marcando as que já foram cumpridas. Você pode utilizar ferramentas especiais pra gerenciar a agenda, o tempo e as atividades.
Aplicar um planejamento pro tempo livre também é importante quando você tiver algum programa mais elaborado, como ir ao cinema com a família ou ir a um almoço com os amigos. Se programe de forma antecipada e evite problemas.
Mantenha hobbies
Hobbies são importantes para os momentos de descanso. Eles trazem lazer e diversão e ajudam a melhorar o ânimo, a motivação e a vontade de trabalhar. O hobby permite ter um tempo agradável fazendo algo que gosta, o que é bom pra autoestima e possibilita que você tenha contato consigo mesmo.
Anote ideias para depois
Quando você está se divertindo com a família e, de repente, tem uma ideia boa pra solucionar um problema do trabalho, o que fazer? Talvez não seja uma boa hora pra falar sobre o assunto, mas você pode pedir uns minutinhos pra anotar a proposta em um papel ou no próprio celular. Escreva a ideia e deixe pra pensar nela depois.
O mesmo vale durante o trabalho. Achou uma alternativa pra sua casa que facilita as coisas enquanto estava fazendo suas atividades? Anote a ideia e pense nela depois, quando estiver no lar.
Quais são os problemas do vício em trabalho?
O vício do trabalho também pode render problemas, como estresse e esgotamento. Pessoas que trabalham demais ficam mais estressadas e ansiosas, dormem mal e têm mais problemas de relacionamento com a família. As ausências constantes podem gerar insatisfação e resultar em brigas.
Os excessos de trabalho também podem levar a uma série de outros maus hábitos, como sedentarismo, alimentação desregrada e falta de sono. Se você gerir sua vida pessoal e profissional de forma equilibrada e cuidadosa, vai conseguir terminar o trabalho e vai sobrar tempo pra descansar e curtir quem você gosta.
Conciliar vida pessoal e profissional é muito importante pra ter uma boa carreira e também para manter uma relação saudável com a família e os amigos. Com equilíbrio, planejamento e uma boa marcação dos limites, é possível ter mais qualidade de vida, sucesso e produtividade. Aproveite as ferramentas digitais que podem te ajudar a se organizar e faça registros das tarefas com organização.
E então? Gostou de nossas dicas sobre como separar vida pessoal e profissional? Sabe de alguém que precisa melhorar essa questão? Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais pra ajudar seus amigos!
Comments