top of page
blog agenda boa - bora

4 formas de cobrar um cliente inadimplente de maneira educada

O consumidor inadimplente sempre causa dores de cabeça aos empreendedores autônomos. Principalmente pra aqueles que abriram sua empresa há pouco tempo e não sabem como enfrentar esse tipo de situação com tranquilidade. Fora o valor devido, é preciso criar formas de cobrar um cliente, senão o seu negócio será prejudicado no futuro.


Não é algo tão simples de ser resolvido no dia a dia, pois mesmo quem já tem experiência de mercado pode passar por dificuldades para lidar com clientes devedores. A boa notícia é que não existe missão impossível, pois é possível negociar sem que as partes envolvidas fiquem exaustas no final das contas.


Pensando nisso, separamos 4 dicas incríveis pra cobrar um cliente inadimplente com eficiência. Veja abaixo!


1. Descubra o motivo da inadimplência


O atraso pode ocorrer por diversas razões. Pode de ser que a pessoa simplesmente tenha se esquecido do compromisso. Dessa forma, após o primeiro contato, ela fará o pagamento. Porém, pode ser que a inadimplência aconteça de propósito (ou seja, o consumidor realmente não quer pagar o que deve) ou por problemas financeiros.


O dever de quem assume a dívida é honrar com os pagamentos. Mas podem surgir situações que impedem esse momento tão esperado por você, prestador de serviços. Diante disso, é preciso entender os motivos que levaram o devedor a agir de tal forma e tomar as providências necessárias, caso a caso.


2. Seja cordial e não tenha receio de cobrar


É importante saber que algumas atitudes são necessárias na hora de cobrar um cliente, já que é importante respeitar as normas do Código de Defesa do Consumidor. Não provocar constrangimento é uma das principais.


Isso não quer dizer que você deve ter receio de fazer cobranças — afinal de contas, você também tem seus direitos protegidos por lei. Isso porque o atraso na entrada de dinheiro em caixa pode comprometer o negócio e impedir seu crescimento.


Pra cobrar com eficiência, seja discreto, atencioso e educado ao falar com a pessoa sobre o vencimento do prazo de pagamento. Esclareça, de forma amigável, que você precisa do dinheiro pra arcar com compromissos financeiros.



formas de cobrar um cliente


3. Saiba negociar


A melhor forma de chegar a um acordo amistoso é sendo flexível durante a negociação. Essa etapa é bastante crítica pras duas partes envolvidas. Pra resolvê-la da melhor forma, apresente boas opções pro pagamento e fique atento ao escutar as propostas vindas do cliente.


Pode ser que ele esteja fazendo o possível, oferecendo todas as suas economias pra pagar a conta. É importante reforçar que, nesse caso, você precisa estar do lado do consumidor, e não encará-lo como um inimigo. Veja algumas maneiras de ser flexível sem sofrer prejuízos:


●        dar descontos sobre o valor total da dívida pra pagamentos à vista;

●        oferecer diversas formas de pagamento (cartão de crédito ou débito, cheque, boleto etc.);

●        aumentar o número de parcelas (12 vezes sem juros, por exemplo).


4. Envie lembretes antes do vencimento das contas


Pode ser por telefone, mensagem instantânea (WhatsApp) ou e-mail. Independentemente da forma de contato, você precisa criar uma rotina que facilite a sua vida e a de seus fregueses.


Uma boa ideia é mandar lembretes, alguns dias antes do vencimento das contas, pra lembrá-los de fazer o pagamento. Essa prática vai evitar que eles se esqueçam do compromisso que firmaram com você, o que pode diminuir o número de inadimplentes.


9 frases pra te ajudar nas formas de cobrar um cliente


É mais barato manter um cliente do que conquistar um novo”. Você já deve ter ouvido essa frase por aí. E é verdade, mas esses clientes precisam pagar pelos serviços contratados, né? 


Mas e aí, como cobrar um de cliente? A gente te ajuda. Dá uma olhada nessas frases. 


Olá, [nome do cliente]. Tudo bem? Não identidiquei o seu pagamento. Aconteceu alguma coisa? Estou à disposição. 
Olá, [nome do cliente]. Há pendência no seu pagamento. Pra eu me organizar, gostaria de saber se você tem uma data pra concluir o pagamento. Se tiver alguma dúvida, fale comigo. 
Olá, como vai? Acredito que você tenha esquecido de fazer o meu pagamento, por isso estou entrando em contato. Fico no aguardo da sua resposta. 
Oi, [nome do cliente]! Estou aqui apenas pra te lembrar do boleto em aberto. Posso gerar um novo pra você. É só me falar a data de vencimento, tá bem?
Como vai, [nome do cliente]? Pra facilitar a regularização do seu pagamento, estou enviando um boleto com o valor atualizado. Observa a nova data de vencimento. Obrigado(a).
Olá, [nome do cliente]. Tudo bem? Com a correria do dia a dia, acho que você esqueceu de fazer o pagamento. Pra te lembrar, decidi fazer esse contato e enviar o boleto atualizado. Aguardo retorno!
Oi, [nome do cliente]. Tudo bem? Percebi um atraso no seu pagamento. Por favor, entre em contato pra negociarmos uma nova data que fique boa pra você. 
[Nome do cliente], olá! Verifiquei aqui e ainda não consta seu pagamento. Como você é um dos meus melhores clientes, fiquei preocupado(a) que tenha acontecido alguma coisa. Posso te ajudar?
Olá, [nome do cliente], tudo bem? Gostaria de saber se você tá com alguma dificuldade pra realizar o pagamento, pois ainda está em aberto. Aguardo o seu retorno pra solucionarmos isso.

Gostou das nossas dicas sobre como cobrar um cliente? Esperamos que elas possam ajudar você a fazer cobranças com maiores chances de sucesso em pagamentos. Pra isso, seja sempre cordial com as pessoas e evite discussões desnecessárias.


Deixa seu comentário aqui no post. Tamo junto!


0 comentário

Comments


banner-footer2.png
bottom of page