top of page
blog agenda boa - bora

Como atender um cliente de forma profissional: 4 dicas práticas!

Atualizado: 27 de mar.

Ser um profissional autônomo abrange fatores importantes, como ter experiência naquilo que faz e oferecer um ótimo serviço. Mas há outros pontos que alguns empreendedores não consideram. Um deles é saber como atender um cliente.


Existem autônomos que focam apenas na execução do serviço ou no faturamento, e deixam o atendimento de lado. Essa é uma grande falha, pois o sucesso de um negócio está diretamente relacionado com o tratamento dado aos clientes.


Foi por isso que reunimos aqui algumas dicas de como atender um cliente pra você se destacar da concorrência. Confira!


1. Cuide da comunicação


Uma boa comunicação, escrita e oral, é fundamental em qualquer etapa do atendimento. O processo vai desde o primeiro contato com o cliente, passa por negociações e chega ao envio de respostas (ou de orçamentos) por aplicativos de mensagens, por exemplo.


Erros de português, excesso de informalidade, uso de gírias e grosseria podem pegar mal e prejudicar a sua reputação. Se você sentir que precisa melhorar em algum ponto, procure ajuda profissional. Cursos e treinamentos sobre como atender bem são investimentos que trazem excelentes resultados.


2. Seja pontual


Muitas pessoas praticam o marketing boca a boca porque sabem que alguns prestadores de serviços entregam o prometido dentro do prazo. O que era pra ser um dever de todos se tornou um diferencial. Então, considere que a pontualidade não é uma qualidade opcional.


Cumpra os horários marcados na sua agenda ou solicitação que foi combinada, além dos prazos que você definiu pra finalizar o serviço ou entregar aquele produto. Cumpra suas promessas! Assim, você vai melhorando a sua imagem profissional e a sua marca. Procure sempre superar as expectativas dos clientes pra fidelizá-los e fazer seu nome no mercado.


3. Passe informações claras


Negociar vai muito além de fazer o orçamento de um serviço e o cliente pagar por ele. Você precisa conquistar a confiança das pessoas pra que elas entendam o que estão comprando. Logo, transparência e honestidade são essenciais.


Alguns autônomos acham que não há problema em omitir informações. Mas toda pessoa que compra um produto ou contrata um serviço quer saber claramente como as coisas funcionam.


Portanto, atenda com objetividade, segurança e clareza. Essa prática é fundamental pra todo e qualquer negócio que deseja conquistar uma boa posição no mercado e superar a concorrência.


4. Cuide da limpeza do local de trabalho


Em geral, a primeira impressão é a que fica. Porém, essa ideia não vale somente para os assuntos sociais. Deixar o local de atendimento sempre organizado é um cuidado capaz de encantar a clientela.


Você pode ser simpático e prestativo com todos, mas essas qualidades podem não adiantar se o ambiente estiver sujo e bagunçado. Da mesma forma, preze pela limpeza quando for prestar serviço na casa ou na empresa do cliente.


Vem ver a nossa entrevista com a Thaís - CEO da Help - que deu ‘Dicas pra melhorar o relacionamento com o cliente’.




A gente espera que você tenha gostado das nossas dicas sobre como atender um cliente com profissionalismo. Agora, é só colocar em prática pra fazer seu nome como profissional autônomo e fechar mais negócios.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


banner-footer2.png
bottom of page