top of page
blog agenda boa - bora

Profissional autônomo: como ser valorizado?

Você sabe como ser autônomo? Esse tipo de profissional é extremamente importante pro Brasil: além de ser um empreendedor que inspira todas as pessoas ao seu redor, presta serviços e/ou vende produtos que são usados por inúmeras pessoas e empresas. Ainda, movimenta a economia do país — e sabemos como isso faz a diferença pra que o dinheiro circule no mercado.


Pensando nisso, neste post, vamos falar um pouco sobre a relevância dos profissionais autônomos pra economia brasileira, assim como a importância do profissionalismo pra valorização do seu trabalho. No final, você vai ver como ser autônomo e por que deve usar a tecnologia pra colocar seu próprio negócio num patamar mais elevado.


Não deixe de ler este texto!


Qual é a importância do profissional autônomo?


Segundo uma pesquisa da Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor - GEM) em 2033, realizada pelo Sebreae em parceria com a Associação Nacional dos Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anagepe), o Brasil somou 90 milhões de empreendedores ou canditados a empreender. 


Hoje, você é indispensável ao mercado e tem um grande poder econômico. Quando um profissional autônomo se capacita e tem meios pra comprovar que prestou o serviço ou vendeu o produto de acordo com as exigências do governo, por meio de notas fiscais, por exemplo, se torna mais confiável no mercado.


Com o tempo, essa confiabilidade se traduz em um volume maior de clientes, que pelo marketing do boca a boca, passam a indicar esse diferencial e a qualidade do seu trabalho. Com mais clientes, você pode receber mais, aumentar seu poder de compra e, consequentemente, seu consumo.


Esse círculo virtuoso desenvolve a economia em geral, já que você, como profissional — mas também como consumidor —, compra produtos e serviços de outras pessoas e empresas. Além disso, ser um contribuinte tem suas vantagens: você pode aproveitar melhor alguns benefícios sociais concedidos pelo governo, por exemplo.


Quais as vantagens de ser autônomo?


As vantagens de ser autônomo são ainda maiores pro próprio profissional, como você vai ver a seguir.


Ter um diferencial no mercado

Se você tiver CNPJ — cadastrando-se como um MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo —, pode ser uma oportunidade pras empresas economizarem custos contratando seus serviços e/ou produtos. Possivelmente, você tem menos gastos do que as pequenas empresas que concorrem com você. Então, você já sai na frente, podendo fazer um preço mais competitivo com a mesma qualidade.


Demonstrar credibilidade

Pessoas físicas também podem recorrer às suas especialidades. São elas que, geralmente, contratam pedreiros, pintores, eletricistas, marceneiros, profissionais de refrigeração, manicures, doceiras, churrasqueiros ou qualquer outro profissional que ofereça serviços e/ou produtos que atendam à demanda. Depois, são fidelizados pela qualidade do seu trabalho.


Ter flexibilidade de horários

Outra vantagem é a flexibilidade do seu horário: você monta a partir da sua própria agenda e da forma mais conveniente pra que consiga fazer suas coisas e ainda cuidar da sua família! Com planejamento, é possível cumprir os prazos firmados com seu cliente e ter a liberdade de escolher como será sua rotina de trabalho.


Enxergar os resultados das suas entregas

Você exerce sua função e recebe pela sua própria produtividade —e isso é muito bom pra não tornar o seu trabalho uma atividade desmotivante e descompromissada. Todo o seu resultado será conquistado a partir de seu esforço pessoal, e o valor disso será muito maior quando se traduzir em rendimentos financeiros e no seu sucesso profissional.

Pra aproveitar essas vantagens, você deve se valorizar, investir no melhoramento de suas habilidades, ganhar mercado e aumentar seus lucros. O caminho pra essa valorização pelo mercado é mais profissionalismo pra que você possa competir de igual para igual com empresas já mais estruturadas e antigas no mercado!


O que é profissionalismo?


De acordo com o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, profissionalismo é:


o procedimento característico dos bons profissionais.

Esse profissionalismo tem dois aspectos: a técnica e o comportamento. Quem não tem técnica não é profissional. Por outro lado, quem não demonstra seriedade e comportamento adequado perante os clientes também não se enquadra nessa definição.





Por que o profissionalismo é fundamental?


Se o seu desejo é fixar sua marca pessoal e prosperar como um profissional autônomo competente, avançando rumo ao sucesso de sua carreira independente, jamais negligencie o profissionalismo! É com essa característica que o profissional autônomo consegue competir com empresas já mais estruturadas. Mas como ter mais profissionalismo?


Buscar conhecimento técnico sempre

Aprender só na prática não é suficiente. Além de fazer cursos pra se profissionalizar, é muito importante se manter atualizado. Por outro lado, a teoria por si só também não é suficiente. Teoria e prática devem andar sempre juntas!


Ter um comportamento adequado

Não adianta apenas saber fazer o que é contratado. Pra ser profissional, tem que inspirar confiança no cliente. Isso é possível por meio de algumas das seguintes ações do dia a dia:

  • ser pontual em relação à agenda;

  • cumprir as promessas feitas ao cliente (prazos e compromissos);

  • vestir-se adequadamente;

  • enviar documentos formais pros clientes, como orçamentos e ordens de serviço.


Organizar e manter uma poderosa rede de contatos

Manter um bom relacionamento com seus clientes é importantíssimo. Quando faz um bom trabalho, ele indicará pra outras pessoas que poderão contratar você no futuro. Continuar com essa rede de contatos ativa e próxima faz com que você possa conseguir novos serviços e ter uma boa imagem no mercado.


Como ser autônomo?

Pra ter uma carreira de sucesso e se dar bem no trabalho autônomo, você deve aprender algumas coisas e criar estratégias pra conquistar mais clientes. Veja algumas dicas, a seguir.


Tenha um local pra divulgar seus produtos e serviços

Pode ser uma coluna no jornal de maior circulação na sua cidade, como também, um site em que seus clientes poderão ver fotos e entender a forma como você trabalha. Criar uma página ou um blog é muito fácil e, em alguns instantes, seu trabalho autônomo poderá ser visto por milhares de pessoas.


As redes sociais também são excelentes plataformas para divulgar o seu serviço. Facebook, Instagram e TikTok são importantes pra criar conecão com os clientes: basta mantê-los atualizados e ser um usuário assíduo.


Aproveite pra inserir conteúdo de valor pro seu público: dicas sobre os produtos ou serviços do seu portfólio, depoimentos dos seus principais clientes, imagens de suas atividades diárias, sua formação e cursos nos quais teve participação.


Organize-se financeiramente

Esse é um grande desafio pro trabalhador autônomo, mas muito importante para que os resultados sejam vistos com facilidade. Na hora de fazer as contas, tenha ajuda da tecnologia: existem aplicativos, planilhas e conteúdo explicativo de ótima qualidade na Internet.


Além disso, o SEBRAE oferece uma série de instrumentos pra organização do profissional autônomo. Veja, por exemplo, como formar o seu preço de venda pra conseguir pagar todos os seus custos e ter lucro, ou quanto tempo precisa trabalhar por dia para manter um padrão de vida satisfatório pra você e sua família.


Regularize sua situação profissional

Você pode escolher ser um Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, ter um CNPJ, contribuir com o INSS e ser isento de outras obrigações fiscais. O cadastro pode ser feito rapidamente pela Internet.


Com a regularização, você também poderá contratar um ajudante pra atender ao aumento da demanda e não correr o risco de, depois de contar com o auxílio de outra pessoa, sofrer problemas na Justiça do Trabalho.


Crie uma rotina de trabalho

Essa dica é muito importante, porque ao mesmo tempo que a flexibilidade de horário é uma vantagem, pode se tornar um grande problema. Tenha uma rotina certa pra exercer sua função: essa disciplina transforma o trabalho em hábito e gera melhores resultados pro seu negócio.




Como alavancar seus serviços ou o seu pequeno negócio?


Agora que você entendeu um pouco mais sobre o valor do profissional autônomo e a importância de ter atitudes baseadas no profissionalismo, é hora de agregar um pouco mais de prática à nossa conversa. A tecnologia é a grande aliada dos profissionais autônomos.


Suas atividades exigem que sejam cada vez mais produtivos e ágeis nas atividades diárias. Com uma tecnologia boa, você fica cada vez mais eficiente e produtivo, o que aumenta seu lucro, com toda certeza.


Agora que você sabe como ser autônomo, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar a espalhar essas informações pros seus contatos?


0 comentário

Comments


banner-footer2.png
bottom of page