top of page
blog agenda boa - bora

Gestão de pedidos: saiba como fazer de forma eficiente

Atualizado: 27 de mai.

Você sabe o que é gestão de pedidos? Em resumo, é sobre gerenciar os pedidos dos seus clientes, controlando a situação de cada pedido, sobretudo pra saber quais pedidos ainda podem se tornar negócios que tragam lucro. Sabe aquele orçamento aguardando aprovação há meses? Então, se você tiver organização, ainda tem chance de convencer esse cliente!


Se o seu negócio estiver desorganizado, você pode desperdiçar oportunidades de lucro por não saber quais clientes ainda podem te contratar. Pra ser um empreendedor ou empreendedora de sucesso, ter um mínimo de organização é fundamental. Por isso, vamos dar dicas de como melhorar a gestão de pedidos em seu negócio. Chega mais!


Gerencie seu estoque


Cuidar bem do estoque é o primeiro passo pra um gerenciamento eficiente dos pedidos. Tudo começa com o processo de compras dos produtos pra sua empresa. Se você trabalha com alimentos, seu estoque são matérias-primas pras receitas. Já a revenda tem um estoque com produtos prontos.


Independente de qual é seu tipo de reserva de produtos, peças ou materiais, programe a compra pra garantir os suprimentos por todo um ciclo de produção ou vendas. Por exemplo, se você trabalha com crochê e tricô, garanta as linhas e agulhas que você vai precisar pra fazer as peças.


Essa programação antecipada da produção garante que seu estoque fique sempre em ordem, tendo tudo à disposição pra atender qualquer pedido — até mesmo os emergenciais.


A gente entrevistou a Shirley, artesã usuária da Agenda Boa, que contou pra gente como ela faz pra se organizar com os estoques durante o ano. Dá uma olhada:



Cuide de prazos e valores


Ao exercer suas atividades, é muito importante ter ética como empreendedor. Além de ser honesto com seus clientes e pagar seus impostos, cumprir prazos e valores também são boas práticas. O preço acordado deve ser cumprido, inclusive, nas mesmas condições combinadas.


Imagine a dor de cabeça se você esquecer que o cliente já pagou o adiantamento daquela pintura de cerca. Com razão, ele vai ficar insatisfeito por ter que provar que o pagamento já foi feito.


Pra garantir que não aconteçam problemas desse tipo, tenha um controle eficiente do que é solicitado nos orçamentos do cliente. Faça anotações do preço, quais foram as condições de pagamento, data da entrega, quantidade de produtos e se já foi pago algum valor antecipado. Quanto mais detalhes sobre a venda você anotar, melhor.


Tenha previsão de demandas


Pra ser mais eficiente na gestão dos pedidos, é importante ter uma previsão de demandas. Esse processo requer controle de tudo o que já falamos: estoque, orçamentos feitos e pedidos concluídos e entregues. Só com essas informações que você vai saber qual é o fluxo de trabalho.


A previsão de demandas mostra, de acordo com seu histórico de pedidos, qual a média de encomendas e solicitações de clientes. Assim você dá pra saber exatamente o que pode vender nos próximos dias, semanas ou meses.


Conte com tecnologia Boa pra gestão de pedidos


Contar com ferramentas digitais é muito importante na hora de fazer gestão das encomendas e pedidos dos clientes. Por exemplo, um gerenciador de pedidos vai te ajudar a passar mais profissionalismo e ajudará em todas essas tarefas que a gente falou aqui

.

Com uma ferramenta dessas, você tem acesso a:

  • histórico de pedidos;

  • orçamentos solicitados e enviados;

  • compartilhamento de documentos;

  • controle de compras e vendas.


Além do mais, a tecnologia do gerenciador de pedidos ajuda você a multiplicar informações. Sabe aquela proposta comercial que você enviou? Ela pode virar facilmente um recibo ou orçamento de materiais pra obra.


Ser um(a) profissional autônomo(a) traz muitas responsabilidades na gestão — de pedidos, do estoque, das compras, da carteira de clientes e das finanças. Você não precisa fazer tudo isso sozinho(a). Conte com a Agenda Boa pra mostrar o seu valor pros clientes.


Teste grátis agora. A gente tá ansioso pra ajudar na sua jornada empreendedora!


0 comentário

Comments


banner-footer2.png
bottom of page