top of page
blog agenda boa - bora

Noções básicas de marketing: o que é funil de vendas?

Atualizado: 18 de dez. de 2023

Você sabe o que é funil de vendas? Funil de vendas é um conceito básico de marketing. Se você é um profissional autônomo ou tem um pequeno negócio, dominar esse conceito é fundamental pra você criar uma boa estratégia de marketing e fazer seu negócio crescer.


Com o funil de vendas, o profissional vai otimizando a forma de atrair clientes, e assim aumenta as chances de fechar um negócio e fidelizar o cliente.


Mas o que é um funil de vendas? Como usar esse conceito na prática? Veja neste post tudo isso e como ele pode ser determinante pro seu sucesso!


O que é funil de vendas?


O funil de vendas é um modelo que permite você entenda, defina e otimize cada etapa da relação com o cliente. O funil de vendas começa muito antes de enviar um orçamento, por exemplo. O funil de vendas vai desde quando um potencial cliente fica sabendo da sua existência como opção pra resolver um problema/realizar um serviço, passa pela concretização do negócio, e continua depois na manutenção e fidelização desse cliente. É o antes, o durante e o depois!


Quais as etapas do funil de vendas?


O funil de vendas é estruturado para “guiar” o cliente em uma série de etapas. Veja as características básicas de cada uma a seguir!




O que é um funil de vendas



Topo do funil: conhecimento


Esse é o primeiro momento em que o cliente vai descobrir que o seu negócio existe. Ele tem um problema (ex.: instalar um ar-condicionado, pintar um apartamento etc.), precisa contratar alguém pra resolver esse problema e acaba sabendo de você, por exemplo, através de uma indicação ou através de um anúncio nas redes sociais.


Aqui, é muito importante trabalhar com outro conceito de marketing: os "canais de distribuição", que vamos te contar em um outro momento.



O que é um funil de vendas - topo do funil


Meio do funil: consideração


Uma vez que o cliente sabe que você pode resolver o problema, ele passa pro meio do funil. É nesse momento que ele considera você como alguém que pode, de fato, resolver o problema. O cliente entra em contato, marca uma visita etc.



O que é um funil de vendas - meio do funil


Fundo do funil: decisão


Chegou a hora de fechar o negócio! No fundo do funil, o cliente já tem tudo pra tomar uma decisão. Você já enviou um orçamento ou uma proposta comercial, o cliente já sabe o preço, já sentiu se você tem ou não profissionalismo (ex.: se você tem pontualidade e compromisso)...


Aqui também é muito importante mostrar profissionalismo, porque isso pode ser o diferencial pro cliente decidir te contratar.



O que é um funil de vendas - fundo do funil


Continuação do funil: fidelização


Não basta conquistar o cliente. O segredo pro sucesso do seu negócio no longo prazo é fidelizar o cliente:


  • manter o cliente, pra ele sempre lembrar de você quando precisar resolver o tipo de problema que você resolveu;

  • oferecer mais soluções pro cliente (ex.: se você instalou um ar-condicionado pro cliente, ofereça um serviço de manutenção periódica!);

  • tentar fazer com que esse cliente te indique pra mais clientes!


Como organizar o seu funil de vendas?


O funil de vendas pode ser organizado a partir de três passos simples, pra conseguir trabalhar melhor os seus clientes e, assim, atingir melhores resultados no seu negócio:


  1. levantar dados do público-alvo pra entender com mais detalhes quem é o seu cliente;

  2. definir as etapas do funil de vendas de modo objetivo;

  3. imaginar e testar formas para otimizar cada etapa do funil de vendas.


Todo empreendedor(a) e dono de pequeno negócio precisa conhecer o que é funil de vendas e como aplicar esse conceito no seu dia a dia. Mas não adianta só conhecer, tem que colocar em prática! Assim, vai ficar muito mais fácil competir por novos consumidores e aumentar suas receitas.


A gente tem um vídeo super completo que te ensina o que é o funil de vendas e como definir seu público-alvo e persona. Saca só:




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


banner-footer2.png
bottom of page