top of page
blog agenda boa - bora

Como um profissional autônomo pode controlar faturamento mensal? Saiba!

É claro que um profissional autônomo precisa conquistar mais clientes pra aumentar o seu faturamento mensal. Mas você sabia que dá para otimizar esse dinheiro que entra todo mês se investir em organização e estrutura pro seu trabalho?


Pra você ficar por dentro do assunto e melhorar suas práticas na rotina pessoal e profissional, vamos passar algumas dicas de como fazer um bom controle de receitas e despesas pra ter mais fôlego no fim do mês. Confira!


Trate das suas finanças como uma empresa


A primeira coisa que todo profissional autônomo deve entender é que ele é uma empresa. Portanto, a gente aconselha que você cuide do seu dinheiro como uma organização faria.

O ideal é que você crie uma divisão pra gastos relacionados com o trabalho. Assim, poderá definir seus custos de produção/serviço para acertar o melhor preço com uma boa margem de lucro.


A TV que você teve que trocar em casa, por exemplo, não entra nessa conta. Esse é um gasto pessoal, e a melhor forma de tratar essas finanças é retirar um valor mensal da empresa como se fosse um salário que você está recebendo.


Use parte do faturamento mensal como uma reserva


Quer ver como essa divisão facilita o controle? Separando a sua parte e a do negócio, você consegue gerir o faturamento mensal com mais precisão e todo mês guardar um pouquinho pra reserva da empresa.


Essa economia é necessária principalmente pra dois momentos. O primeiro é pra quando o mercado esfriar. É importante ter uma rede de segurança pra se sustentar com menos clientes até as coisas melhorarem.


O segundo tem a ver com tirar férias, algo que todo profissional merece. É fato que, pro autônomo, não trabalhar significa não receber. Mas a reserva pode ser um planejamento pra você descansar com tranquilidade e recarregar as energias pra voltar ao batente.


Crie indicadores de performance pra seguir



faturamento mensal


Controle de finanças parece complicado, mas é simples quando você acompanha alguns indicadores fundamentais. Estamos falando de número de atendimentos, média de preço por cliente, o quanto você tá gastando com cada produto/serviço e como esse dinheiro tá sendo gasto.


O segredo aqui é ter uma metodologia. Por exemplo, contabilizar esses valores por atendimento, por mês e por ano. Quando você comparar essa evolução com sua rotina, vai descobrir na hora o que pode melhorar ou modificar pra faturar mais.


Aposte em um aplicativo pra gestão do seu trabalho


Todo esse trabalho pode ser ainda mais simples com a ajuda da tecnologia. Se você tem uma solução de organização completa e especializada na rotina de profissionais autônomos, todas essas práticas pra aumentar o quanto você ganha estão centralizadas em um lugar só.


Vale a pena investir em um aplicativo desse tipo, como o da Agenda Boa. Ele permite que você gerencie pedidos e compromissos, gere orçamentos e faça o controle de custos e lucros.


Enfim, lembre-se de que melhorar seu faturamento mensal não é só aumentar a quantidade de dinheiro que entra. Também é saber como tirar maior proveito dele na sua vida pessoal e no seu crescimento profissional.


Quer ter tudo isso no seu bolso? Entre agora no site da Agenda Boa e conheça a melhor ferramenta no mercado pra gestão de trabalho autônomo!

0 comentário
banner-footer2.png
bottom of page